A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
Na linguagem vernácula, alimentação é o conjunto de habitos e substâncias que o Homem usa, não só em relação às suas funções vitais, mas também como um elemento da sua cultura e para manter ou melhorar a sua saúde.
Alimentação é um ato voluntário e consciente, e é através deste que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo. Nutrição e um ato involuntário e inconsciente e abrange toda uma série de processos que se realizam independetemente da vontade do indivíduo. É o processo onde todas as matérias sólidas e líquidas que levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.
Nos animais existem 4 tipos de alimentaçao:
Alimentação por filtro - obter comida suspensa na tona de água.
Alimentação por sedimentos - obter partículas de comida no solo
Alimentação por fluídos - obter comida consumindo fluídos de outros organismos
Alimentação em massa - obter comida comendo peças de outros organismos
A alimentação é diferente da nutrição. A primeira trata-se de um processo de ingestão dos alimentos; a nutrição conta com processos de digestão, absorção e excreção
As vitaminas são hoje em dia essenciais à vida, uma alimentação boa e diversa contém todas as vitaminas necessárias e suficientes.
Só se deve recorrer a complexos vitamínicos quando por variados motivos, não se pode ter uma alimentação rica e diversa.
Temos de ter em mente, que nada poderá substituir uma boa e diversificada alimentação.
As vitaminas dividem-se em dois grandes grupos:
Vitaminas hidrossolúveis-( complexo B e vitamina C )
Vitaminas lipossolúveis-( A,D,K,E )
As vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, como o próprio nome nos indica, e são excretadas na urina quando em excesso.
As vitaminas lipossolúveis são armazenadas no tecido adiposo do organismo, não são solúveis em água e assim podem surgir hipervitaminoses, pois não são excretadas na urina.
Os atletas com treinos bastantes intensos tem necessidades vitamínicas superiores às de um indivíduo normal ou sedentário, principalmente as B e C. No entanto, se esses atletas cumprirem uma dieta rica e diversificada, será suficiente para atingirem os requisitos diários.
As vitaminas do complexo B são as mais importantes para o atleta, pois participam no metabolismo dos glúcidos no organismo. Os seus requisitos diários são directamente proporcionais à quantidade de glúcidos na alimentação. A dieta do atleta é muito rica em glúcidos e, por isso, ele necessita de mais alimentos ricos em vitaminas do complexo B.
domingo, 7 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário